Notícias

ActionAid Moçambique e UCAM reduzem turmas ao relento em Marracuene

01/07/18
Educação
01/07/18

Entrega da EPC Mbalane – Marracuene

 

A ActionAid Moçambique procedeu, juntamente com o governo distrital e a União dos Camponeses Agrícolas de Marracuene (UCAM) a entrega provisória, de 4 salas de aulas e um bloco administrativo à Escola Primária Completa de Mbalane (EPC Mbalane).

Trata-se de uma infra-estrutura de raiz que se enquadra no projecto de ampliação desta instituição de ensino, avaliada em 7 milhões de meticais, financiado pela TX Foundation, da Taiwan.

A cerimónia de entrega provisória das novas de salas de aula, bloco administrativo, casas de banho e tanque de água devidamente instalado foi testemunhada pelo Director Executivo da ActionAid Moçambique, Gaspar Sitefane, pelo governo distrital e pela comunidade local.

Na sua intervenção, Sitefane apelou para que as comunidades cuidem da escola como se fosse a própria casa. “A ActionAid Moçambique tem apoiado muitas crianças em Moçambique, principalmente no acesso à educação. É motivo de satisfação para nós vermos crianças, sobretudo raparigas, com habilidades de leitura e escrita – que são condições mínimas para que possa ter um futuro promissor”.

Por sua vez, a Directora de Serviços Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDTJ) de Marracuene, Suzana Mandinde, reiterou a necessidade da população contratar um guarda para zelar pela escola, tendo também agradecido a ActionAid Moçambique e a UCAM pelo apoio. “A escola que hoje estamos a entregar não foi construída pelo governo, mas sim por organizações que se solidarizaram convosco e com as crianças. Os Conselhos de Escolas, chefes de quarteirão, os pais e mães que estão aqui devem se reunir e encontrar soluções para que a escola tenha guarda.

As salas provisoriamente entregues vão minimizar o sofrimento das crianças daquela escola, distribuídas em oito turmas. Ao todo, o distrito de Marracuene tem cerca de 68 mil crianças com idade escolar.

 

 

BCI, Patrocinador do Anuário Social 2017-2018
[DOWNLOAD ANUÁRIO SOCIAL]