Notícias

Califórnia pretende restringir o uso de palhinhas de plástico

20/03/18
Meio Ambiente
20/03/18

 

As palhinhas de plástico são um grave problema para o meio ambiente. A vida útil média de uma palhinha é de 4 minutos, mas por geralmente serem feitas de materiais não biodegradáveis, tendem a continuar poluindo o meio ambiente por centenas de anos ou pior, se desintegrar em pedaços menores e serem comidos por animais.

No mundo inteiro diversas campanhas já vem sendo feitas para conscientizar a população e os donos de estabelecimentos comerciais a respeito do problema ambiental causado pelas palhinhas de plástico.

Nos Estados Unidos, por exemplo, são usados cerca de 500 milhões de palhinhas por dia. Na Califórnia, as campanhas começaram a surgir efeito. Um projecto de lei em tramitação no estado americano sugere que funcionários de restaurantes que ofereçam as palhinhas aos clientes, possam ser penalizados.

Proposta pelo democrata Ian Calderon, a lei não deverá banir o uso de palhinhas plásticas, mas fazer com que só sejam oferecidos quando solicitados pelo cliente.

Mesmo enquanto uma lei do tipo não chega aqui por Moçambique, podemos fazer a nossa parte e recusar o uso da palhinha em restaurantes e bares. O meio ambiente agradece!