Notícias

Com lixo reciclado, Ecologistas Sem Fronteiras criam a fonte mais limpa do mundo

08/10/18
Meio Ambiente
08/10/18

 

A organização Ecologistas Sem Fronteiras anunciou recentemente a criação da Fonte Mais Limpa do Mundo, tipografia que é formada inteiramente por materiais reciclados.

Recriado à partir de lixo, o alfabeto foi inventado para servir de lembrete de que todo material considerado como dejeto pode ser redirecionado a novos fins, incluindo arte.

A ideia surgiu durante uma acção do Ecologistas Sem Fronteiras na Eslovênia, onde um grupo de voluntários aproveitou toneladas de materiais acumulados como pneus, extintores de incêndio vazios, garrafas, cabos e até mesmo arados de terra para recriar as letras do alfabeto usado na Eslovênia.

À partir daí a organização fez uma vectorização online da nova tipografia, afim de disponibilizar na internet a fonte para que qualquer pessoa interessada em escrever para chamar a atenção para a questão da reciclagem possa usá-la. O vídeo case abaixo resume o processo de confecção da fonte, confira.

 

 

“Nós queremos encorajar as pessoas a aprender e entender a importância do comportamento correto perante a natureza e o descarte adequado” afirma Urša Zgojznik, presidente do Ecologistas Sem Fronteiras, sobre o projecto; “Agora nós podemos finalmente escrever e enviar uma mensagem limpa para o mundo já que há lugares mais apropriados para o lixo além da natureza” ele continua.

Para baixar e utilizar gratuitamente a Fonte Mais Limpa do Mundo, clica aqui.