Notícias

Concurso Fotográfico “Ilha de Moçambique: A Ilha das Duas Cidades”

05/07/18
Concurso
05/07/18

 

Para celebrar o duplo centenário de elevação a cidade da Ilha de Moçambique, que virá a ocorrer em 2018, a Associação Kulungwana, em parceria com a Associação Moçambicana de Fotografia (AMF),  leva a efeito o concurso fotográfico “Ilha de Moçambique: A Ilha das Duas Cidades”.

A Ilha de Moçambique tem um lugar especial na história de Moçambique. A sua lenda, quase mítica, tem muito que ver com o património construído, único na costa moçambicana, e com a beleza do local e das suas gentes. Esta imagem permaneceu intocada após a independência do país. Os sucessivos governos moçambicanos têm vindo a promover algumas acções, a mais importante das quais, foi a  classificação da Ilha como Património da Humanidade, em 1991.

Pela sua localização geográfica e pela sua importância nas rotas de comércio internacional, a Ilha de Moçambique foi elevada a vila em 19 de Janeiro de 1763, para, em 17 de Setembro de 1818, ganhar o estatuto de cidade, sendo ainda a primeira capital da colónia de Moçambique.

O concurso fotográfico visa contribuir para o conhecimento e divulgação da Ilha de Moçambique ao nível local e internacional, reflectindo sobre a importância do seu património edificado, nas suas múltiplas vertentes, dos seus habitantes, do dia-a-dia da sua população e das diferentes práticas que reflectem a sua cultura.

Este evento está aberto a fotógrafos nacionais e estrangeiros, residentes em Moçambique, devendo os trabalhos serem apresentados até ao dia 13 de Julho de 2018, para que o júri possa seleccionar e premiar os trabalhos apresentados a concurso.

Serão atribuídos três grandes prémios, no valor de 100.000,00 mzn (primeiro lugar), 60.000,00 mzn (segundo lugar) e 40.000,00 mzn (terceiro lugar).

 

BCI, Patrocinador do Anuário Social 2017-2018
[DOWNLOAD ANUÁRIO SOCIAL]