Notícias

Escola de madeira na Amazônia é eleita melhor obra de arquitectura do mundo

23/11/18
Meio Ambiente
23/11/18

Foto: Leonardo Finotti/Rosenbaum Arquitetura 2017

 

O reconhecimento veio pelo incrível projecto da escola Aldeia das Crianças, localizado na fazenda Canuanã, no estado do Tocantins, região Norte do Brasil. O prémio Riba International Prize, considerado um dos mais importantes da arquitectura, foi entregue para o designer Marcelo Rosenbaum.

A escola se destaca pela forma inovadora com que se integra com o meio ambiente, no coração da floresta Amazônica. A Aldeia das Crianças atende à população local e foi feita quase que inteiramente com madeira local reaproveitada, integrando o edifício ao cenário natural, promovendo a sustentabilidade económica e ambiental.

 

Foto: Leonardo Finotti/Rosenbaum Arquitetura 2017

 

Foto: Leonardo Finotti/Rosenbaum Arquitetura 2017

 

Durante as etapas do projecto, o designer buscou envolver os alunos e a comunidade local na projeção das salas, varandas e espaços comuns, buscando manter vivo os valores indígenas e passar a sensação de pertencimento para as crianças.

O complexo atende aproximadamente 800 estudantes e alguns moram na própria escola, que possui duas vilas, sendo uma masculina e a outra feminina. Também existem espaços de convivência, como a sala de TV, sala de leitura e pátios. Elementos para valorizar a ancestralidade e elevar a autoestima dos pequeninos.

 

Foto: Leonardo Finotti/Rosenbaum Arquitetura 2017

 

O Tocantins é um dos estados mais quentes do Brasil. Na capital Palmas, por exemplo, as temperaturas ultrapassam facilmente os 40 graus. Por isso, a escola possui paredes com frestas, que permitem a ventilação natural. Na Aldeia das Crianças não existe ar-condicionado, mas as crianças não reclamam.

 

Foto: Leonardo Finotti/Rosenbaum Arquitetura 2017

 

“O desafio foi convencer os alunos e professores que recursos naturais representam sim progresso. Ser moderno não é sinónimo de construções com vidros, paredes e concreto, aço ou ar-condicionado”, disse Gustavo Utrabo, um dos fundadores do Aleph Zero, que fez parte da construção da escola ao lado de Marcelo Rosenbaum, ao The Guardian.

Além do Riba, a Aldeia das Crianças recebeu em Fevereiro passado o prémio de Arquitectura Educacional, entregue pela Building of the Year.

Fonte: The Guardian