Notícias

França é primeiro país do mundo a proibir venda artigos descartáveis

27/02/18
Meio Ambiente
27/02/18

 

Em breve, artigos descartáveis como colheres, facas, garfos e pratos, não estarão mais presentes no dia-a-dia dos franceses. O parlamento do país aprovou uma lei que proíbe a venda desses produtos, responsáveis pela geração de toneladas de lixo todos os anos.

A medida faz parte do Programa de Transição Energética da França e deve começar a valer integralmente a partir de Janeiro de 2020.

Grande parte da população, no entanto, não gostou da ideia. A intenção inicial dos ambientalistas, que propuseram a medida, era de aplicar a lei já em 2017, mas a resistência da população e também de políticos, adiou a mudança em mais três anos.

Segundo estudo feito pelo Instituto Nacional de Estatísticas da França, os pratos e talheres descartáveis geram 30 mil toneladas de lixo todos os anos na França.

Vale ressaltar, no entanto, que a lei não decreta o fim dos descartáveis no país. Segundo a nova medida, os produtos ainda poderão ser vendidos, desde que sejam biodegradáveis e, pelo menos 50% constituídos por materiais de origem vegetal – como amido de milho ou de batata, fibras têxteis ou de celulose e bambu.