Notícias

Graduação de Agentes Polivalentes Elementares no Parque Nacional da Gorongosa

22/08/18
Saúde
22/08/18

 

Encerrar-se-á no dia 28 de Agosto, na Vila da Gorongosa, mais um curso básico de formação de Agentes Polivalentes Elementares de Saúde (APEs), promovido pelo Parque Nacional da Gorongosa (PNG) no âmbito da implementação do seu programa de Saúde e Desenvolvimento Comunitário que abrange a Zona de Desenvolvimento Humano (Zona Tampão) do PNG.

Trinta novos Agentes Polivalentes Elementares de Saúde (APEs), irão terminar um curso de formação sobre promoção da saúde e prevenção de doenças nas comunidades da Zona de Desenvolvimento Humano do PNG. Com início no passado dia 20 de Março o curso teve lugar na vila sede do distrito de Gorongosa e foi facilitado por instrutores dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social da Gorongosa e técnicos do Parque.

 

 

Com a graduação destes novos agentes de saúde comunitária, sobe para 92 o número de APEs formados pelo PNG desde o ano de 2012 a esta data e que trabalham em áreas remotas nos distritos de Gorongosa, Nhamatanda, Cheringoma e Muanza. Cada APE atende em média cerca de 1.300 pessoas por ano.

Ao treinar e apoiar grupos de APEs, o Parque Nacional da Gorongosa está a expandir a capacidade de fornecer cuidados de saúde constantes e consistentes para as pessoas à volta do PNG. Todos os APE’s são membros das comunidades ao serviço das mesmas e são seleccionados pelas próprias comunidades.

Após a formação básica regressam para as suas aldeias com conhecimentos e ferramentas necessárias para melhorar profundamente a qualidade de vida das populações locais. Eles são treinados e equipados para diagnosticar e tratar de doenças como a malária, diarreias e infecções respiratórias e para transferir os pacientes em situação mais delicada para as unidades sanitárias de referência.