Notícias

Marine Megafauna Foundation anunciou a nomeação da sua mais recente bolsista

26/09/18
Meio Ambiente
26/09/18

 

A Marine Megafauna Foundation (MFF) anunciou a nomeação do seu mais recente bolsista moçambicano: Nilza Catarina, 23, de Maputo.

 

Nilza Catarina

Como parte do programa, Nilza receberá treinamento, orientação individual e orientação de renomados consultores científicos baseados na sede de pesquisa da MFF em Tofo, Moçambique, bem como nas principais universidades internacionais. Ela terá a oportunidade de trabalhar ao lado de cientistas da MFF, bem como de estagiários e voluntários internacionais, para entregar projectos de pesquisa prioritários que informarão as estratégias de conservação e influenciarão futuras políticas de protecção.

Nas próximas semanas, a Nilza iniciará as aulas de natação e, uma vez confiante na água, realizará sua certificação de mergulho autônomo PADI Open Water. Ela aprenderá a coletar dados subaquáticos para promover a pesquisa da instituição de caridade e trabalhará com a equipa em um programa de monitoramento científico para avaliar os estoques pesqueiros e a saúde do ecossistema do recife. Isso envolverá o perfil das famílias envolvidas nas práticas de pesca na área para obter mais informações sobre suas origens, motivações e seus níveis de captura para informar os programas de conservação de tubarões e raias. Ela também estará envolvida na avaliação dos impactos do fechamento temporário de recifes.

Falando sobre sua nomeação, Nilza disse: “Estou extremamente entusiasmada em ajudar a MMF na sua missão de proteger a megafauna marinha e trabalhar em estreita colaboração com todas as equipas. A protecção de animais carismáticos, mas vulneráveis, como arraias manta e tubarões-baleia, é muito importante. Perder qualquer espécie é perder uma parte do nosso planeta.”

Membros da equipa da MFF

O programa de bolsas de pós-graduação da MFF foi desenvolvido como uma forma de oferecer talentosos graduados moçambicanos com experiência no campo da conservação marinha. A MFF acredita que trabalhar com estudantes de pós-graduação, instituições nacionais e comunidades moçambicanas é uma maneira vital de garantir que seus projectos possam se expandir e continuar de forma sustentável no futuro. Nilza será o segundo membro escolhido da organização; a primeira bolsa bem-sucedida foi completada por Jorge Sitoe em Maio de 2018.

Mariana Coelho, Directora Nacional da MFF em Moçambique, disse: “Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas a Nilza à equipa como o nosso mais recente investigador. Recebemos muitos concorrentes de alta qualidade para o cargo e ficamos realmente impressionados com a experiência, motivação e talento da Nilza. Ela estará envolvida em vários projectos importantes que ajudarão a MFF a progredir em seu trabalho vital para a conservação marinha, ao mesmo tempo em que a equipará com habilidades e experiência para progredir em sua carreira. Bem-vindo, Nilza!”

Para mais informações sobre a MMF, visite www.marinemegafauna.org.