Notícias

Paragem Única: serviços públicos, privados, clínicos e sociais para as comunidades

21/08/18
Evento
21/08/18

Foto: World Education/Bantwana

 

Organizado pela World Education /Bantwana, o Paragem Única é um evento de prestação de múltiplos serviços sociais de forma integrada, amigável e rápida, num espaço acessível previamente definido. Seus principais objectivos são:

– Fortalecer a resposta multi-sectorial aos serviços sociais;

– Aumentar a consciencialização da comunidade dobre a importância de aderir aos serviços sociais básicos;

– Maior acesso aos serviços sociais básicos nas portas de comunidades vulneráveis; e

– Identificar casos que requerem atenção urgente como Violência Baseada no Género (VBG), HIV/SIDA.

 

Foto: World Education/Bantwana

 

Os beneficiários do Paragem Única são crianças órfãs e seus cuidadores, raparigas, jovens, trabalhadoras do sexo e rapazes não circuncisados. Estes, beneficiaram-se dos serviços de rastreio e atendimento de VBG, HIB/SIDA e nutrição; testagem e aconselhamento de HIV/SIDA; planeamento familiar; circuncisão masculina; obtenção de atestado de pobreza; registo de nascimento; emissão de BI; emissão de Número Único de Identificação Tributária (NUIT); disponibilização de preservativos; e sensibilizações sobre a VBG, casamento prematuro, importância de educação da rapariga, direito da criança e nutrição.

 

Foto: World Education/Bantwana

 

Para a implementação do Paragem Única, a World Education/Bantwana contou com o apoio de organizações internacionais como a Jhpiego, FHI 360, CUAMM, DKT, FGH, Johns Hopkins University e Unicef, bem como das empresas Vodacom e SOCIAL e diversos parceiros locais.

 

Foto: World Education/Bantwana

 

Os eventos aconteceram nas províncias de Manica, Sofala e Zambézia, onde mais de 25.000 pessoas foram impactadas e 14.491 serviços foram prestados com sucesso.

Confira o depoimento de alguns dos beneficiários do evento:

“A 3 anos que tentamos registar o nosso filho, mas devido ao meu trabalho não encontrava tempo para tratar. Tomei conhecimento do Paragem Única, os documentos foram tratados com rapidez e as pessoas não dificultam o processo”

“O bom ambiente e profissionais que encontrei no Paragem Única ajudou a quebrar o medo que eu tinha para fazer o teste. Graças ao Paragem Única, já conheço o meu sero-estado”

“Para tratar cédula pessoal e outros documentos de identificação há muita burocracia. Tínhamos que passar por vários gabinetes, uns distantes dos outros. Sem dinheiro de chapa não foi possível. O Paragem Única foi a solução do meu problema, pois tinha os serviços todos no mesmo espaço”