Notícias

Plataforma conecta organizações e voluntários

20/11/17
Internacional
20/11/17

“Sozinho você pode muito. Unidos podemos muito mais”. Esse é o lema do Transforma Recife, um programa que busca incentivar e garantir apoio para as pessoas que desejam ser voluntários na cidade do Recife, Brasil.

A iniciativa que completou 2 anos em Abril deste ano, conta com uma plataforma digital que cadastra e direcciona as acções voluntárias formando uma grande rede de solidariedade e que chegou a marca de mais de 80 mil voluntários e 420 organizações sociais cadastradas no site do projecto (www.transformarecife.com.br), que une de forma rápida e prática, pessoas que querem ajudar e entidades que precisam de apoio, conectando os interessados com as ofertas de trabalho voluntário.

Os voluntários realizam um cadastro, onde escolhem as preferências como localização, horários e causas que se identificam. Já as ONGs, informam no cadastro, as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor as suas acções. Em seguida é feito o cruzamento dos dados.

“Quando pensamos em ser voluntários, achamos sempre que vamos levar muito para quem tem pouco. No processo, acabamos descobrindo que quem ganha mesmo, e muito, somos nós. Praticar isso é recompensador demais”, disse Anne Frade, voluntária.

O projecto recebeu o Prémio Inovacidade 2016, que reconhece práticas inovadoras e desafios da transformação urbana sustentável. A premiação foi entregue no congresso Smart City Business America, sob a chancela do ONU – Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, além do Lincoln Institute of Land Policy.

Para saber mais sobre o Transforma Recife, visite www.transformarecife.com.br.