Newsletter

Meio Ambiente

Ginásio usa a energia gerada pelos exercícios dos clientes para funcionar

05.06.2019

Foto: Divulgação

Inaugurado este ano em Nova Iorque, Estados Unidos, a Eco Gym é um ginásio ecológico onde a energia gasta pelos seus frequentadores durante o treino, é transformada em energia limpa que ajuda no funcionamento do estabelecimento.

A Eco Gym é equipada com bicicletas ergométricas, que capturam a energia cinética produzida pelos clientes e a converte em electricidade, que alimenta os equipamentos, os chuveiros e a iluminação. A energia convertida é medida em quilowatts. Cada equipamento de treino pode produzir 160 watts-hora de electricidade em um único exercício.

Sozinha, a energia gerada pelas “bikes” não é suficiente para abastecer todo o ginásio, por isso, a energia produzida pelos equipamentos é integrada a um sistema de painéis solares fotovoltaicos no telhado. Juntos, os dois métodos de energia verde alimentam todo o edifício com eficiência.

A Eco Gym faz parte do projecto Imaginarium, da Net-Zero Energy, mantido por engenheiros e arquitectos futuristas. O projecto é focado no desenvolvimento de edificações ecofriendly.

A ideia de usar a energia cinética de ginásios não é uma novidade, mas a Eco Gym é pioneira na escala empregada e na eficiência da conversão de energia.

A promessa é que outros ginásios assim, sejam inaugurados a partir do próximo ano.