Newsletter

Histórias de Sucesso

A história de superação de Meque Seifane, o produtor de batata-doce

20.06.2019

A história de Meque é um dos milhares de casos de sucesso da Mozambikes

Meque Guerra Seifane é um jovem de 20 anos de idade, morador do bairro do Zimpeto em Maputo, que além de estudante na Escola Secundária da Zona Verde no período da noite, é também produtor de batata-doce durante o dia.

Para chegar até a sua machamba, onde cultiva batata-doce de polpa alaranjada de forma biológica, Meque caminha durante 1 hora e meia. Ele conta com a ajuda do irmão para embalar o produto que vende na cidade em sacos de papel reciclados por eles.

Quando regressa da machamba, Meque recolhe os produtos embalados pelo irmão e vai para a cidade de Maputo entregar as encomendas e tentar vender o produto remanescente.

Quando finalmente regressa das entregas, prepara-se para a escola, onde enfrenta mais uma jornada de 3 horas (ida e volta), regressando normalmente a casa às 21:45. Todos os dias, este produtor de batata-doce enfrenta a mesma rotina exaustiva, o que dificulta imenso os seus estudos. Mas Meque não desiste dos seus sonhos com facilidade e a escola é uma prioridade para poder ter um futuro melhor e fazer crescer o seu negócio.

A Mozambikes ouviu a história de Meque e viu que ele seria um óptimo candidato para receber uma Mozambike. Com a doação, o produtor conseguiu reduzir o tempo e os custos para ir à escola, machamba e ainda distribuir os seus produtos na cidade, melhorando a sua qualidade de vida a cada dia que passa, apenas com uma bicicleta.