A ExxonMobil e a NBA Africa anunciaram, recentemente, o lançamento da nova Liga do Jr. NBA em Maputo, que será operada pela Fundação Clarisse Machanguana (CMF), uma organização fundada pela antiga jogadora da WNBA e lenda do basquetebol moçambicano, Clarisse Machanguana, que capacita a juventude moçambicana através do desporto, educação e saúde.
Segundo o comunicado de imprensa, a nova Liga do Jr. NBA, que conta com 30 equipas de rapazes e raparigas com idade igual ou inferior a 16 anos, iniciou a sua temporada inaugural na Escola Portuguesa de Moçambique, em Maputo, com a presença da Machanguana e do campeão da NBA de 2009, Trevor Ariza. A liga, que alcançará mais de 8.000 alunos este ano, incluirá jogos da temporada regular até agosto e culminará com os playoffs e finais em setembro.
Além disso, a liga também incluirá clínicas de basquete só para meninas como parte do programa “Her Time to Play” da NBA, que oferece oportunidades para meninas e mulheres jogarem basquete e seguirem carreiras em coaching e liderança atlética, bem como sessões educacionais de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para meninos e meninas.
“A ExxonMobil está comprometida com o avanço e desenvolvimento das crianças através da educação STEM”, disse o Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Arne Gibbs. “Este programa reunirá a paixão pelo desporto enquanto promove a saúde e a importância da educação STEM para capacitar os nossos jovens.”
“Estamos entusiasmados em colaborar com a ExxonMobil e Clarisse Machanguana para oferecer experiências positivas de basquete a meninos e meninas que os ajudarão a se desenvolver como jogadores e líderes“, disse Clare Akamanzi, PCA da NBA África. “Esta nova liga Jr. da NBA vai basear-se na grande tradição do basquetebol de Moçambique e tornar o jogo mais acessível aos jovens de toda a comunidade local.”