Newsletter

Responsabilidade Social

ExxonMobil e Osuwela providenciam Formação em Robótica

28.11.2023

Em parceria com a Osuwela, a ExxonMobil Moçambique realizou, recentemente, o terceiro campeonato anual de Robótica na cidade de Maputo. O Campeonato testa as competências das 18 escolas participantes em Maputo, Gaza e Inhambane.

A competição é a etapa final de um programa integrado de Ciência, Engenharia, Tecnológica e Matemática (CTEM), projectado para desenvolver a resolução de problemas e habilidades sociais. Até à data, o programa formou 260 alunos e 40 professores nas províncias do sul de Moçambique. O programa envolve treinar os professores e ensinar os alunos a montar e programar os robôs para executar tarefas, incorporando os campos do pensamento crítico e resolução de problemas, bem como física e matemática.

Neste ano, a competição regional incluiu os campeões de 2022, a escola secundária de Laulane e as outras 11 escolas que competiram em 2022. Os recém-chegados ao programa CTEM 2023 são as escolas secundárias de Joaquim Chissano, Inhamissa e Chongoene da Província de Gaza e 25 de junho, 28 de janeiro e Malovocua da província de Inhambane.

“O futuro de Moçambique está nas mãos destes jovens capazes e talentosos e temos muito orgulho de apoiar o desenvolvimento deles.” disse Arne Gibbs, Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. “A educação CTEM é uma grande parte da estratégia comunitária global da ExxonMobil e procuramos proporcionar este tipo de iniciativas a mais estudantes em Moçambique.”

A escola vencedora, Escola Secundária de Chongoene, da província de Gaza, irá participar na competição internacional de robótica realizada em Dallas, Texas, nos Estados Unidos da América, onde serão expostos a um nível mais elevado de treino rigoroso e competição.

“É uma honra testemunhar o crescimento e expansão deste programa, ano após ano.”, afirmou Zeferino Martins, presidente da Osuwela. “Continuaremos a identificar oportunidades de crescimento para abraçar mais estudantes e equipar a futura geração de líderes com as habilidades necessárias para ter sucesso” – concluiu.