A Fundação Carlos Morgado desenvolveu, recentemente, o manual intitulado “Arteterapia para Desenvolver a Resiliência em Tempos de Crise” para a Direcção Provincial de Cultura e Turismo.
Segundo uma nota publicada, este manual é produto de uma intervenção dedicada destinada a reabilitar crianças e adolescentes deslocados que sofreram trauma psicológico devido ao extremismo radical na província de Cabo Delgado. O mesmo foi projectado para atender indivíduos de todas as faixas etárias – crianças, jovens, adultos e idosos – que se encontram no meio de uma crise humanitária, com foco principal no fomento do bem-estar emocional.
O manual propõe uma variedade de actividades artísticas, tanto individuais quanto em grupo, que oferecem novas perspectivas sobre a realidade. Essas actividades envolvem o engajamento livre com uma variedade de meios artísticos, incluindo artes plásticas, música e expressão corporal, entre outros.
A criação deste manual foi um esforço colaborativo envolvendo a Directoria Provincial de Género, Crianças e Acção Social, e a Psicomúsica Consultoria e Serviços, assim como recebeu apoio financeiro da AECID – a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.